terça-feira, 7 de setembro de 2010

O DIA DA AMINOCENTESE

As três semanas de espera acabaram... Chegou o dia da aminocentese... Ao meio dia, fui no hospital para que o geneticista fizesse uma ultra.... Estava tudo bem para realização do exame naquele dia à noite... Ele mais uma vez me deixou muito tranquila e bem a vontade para se eu quisesse desistir... Mas eu não queria... Isso não passava pela minha cabeça, nem por um minuto...
À noite voltei ao hospital e lá estava o meu geneticista e outro médico que junto com ele realizariam o exame.... Minha placenta estava espessa e por isso foram três agulhadas nela, para que pudesse chegar ao líquido amniótico... Que dor...  E aquele líquido quente escorrendo pela minha barriga... Que medo!!! Será que a placenta estourou e o líquido tá saindo pelo buraquinho feito pela agulha na barriga... (quanta ignorância que o medo nos causa... rsrs). O exame é rápido, apesar de muita dor e medo, o tempo do relógio é pouco, não condiz com o que sentimos... Quando acabou vi tudo preto... Fiquei branca... Minha boca não tinha cor!!! Quase desmaiei... Mas os médicos me deram café e água, pressionaram minha cabeça... Enfim com muito carinho e atenção cuidaram e conversaram pra que eu acalmasse e melhorasse...
Naquele dia durante a aminocentese, ao ver as imagens da ultra os dois acharam que se tratava de Trissomia do 18 e me falaram... E eu senti um medo enorme, sem fundamento devido aos médicos que realizavam o exame, mas medo num tem fundamento... E eu pensava que um deles estava com uma agulha pertinho do meu filho e eu sabia muito bem que os médicos não acreditam na possibilidade de vida com Trissomia do 18... E se ele resolvesse furar meu filho, tipo assim, como que sem querer aconteceu... E com isso achar que estaria resolvendo um "problema"... Ali eu descobri que queria que meu filho nascesse e que se tivesse que morrer que fosse nos meus braços com meus beijos e não na minha barriga como anteriormente julguei ser menos difícil.... Como vocês puderam ver em minutos muitas coisas e medos passam pela nossa cabeça... Acredito que devido a todo esse medo somado a placenta estar espessa é que senti aquela dor insuportável e que continuou forte por mais dois dias.... Pois conheço muita gente que já realizou aminocentese, inclusive minha tia que é muito medrosa e sente dor a toa (eu não costumo sentir) e quando fez não sentiu dor alguma e ainda foi pro shopping comprar roupinhas assim que a aminocentese acabou (por isso eu achava que não ia sentir dor)...
Ao chegar em casa com a certeza de que o Caetano tinha Trissomia do 18 ou Síndrome de Edwards, queria procurar ainda mais coisas na internet mas a dor daquele dia não permitia...
Só conseguindo voltar à net dois dias depois, encontrei uma "coisa muito boa" um site...
Um site de uma associação... Associação Síndrome do Amor, que bom, que nome lindo, faz juz a síndrome, uma vez que o maior recurso que temos é o amor!!!
Além do site e do nome que eu amei... Ali encontrei fotos, relatos, coisas reais e bem mais lindas e diferentes de tudo que já havia encontrado... Ali encontrei vida!!!
Assim que entrei em contato e falei com a Marília, presidente da associação, ela me disse que eu devia esperar o resultado da aminocentese, apesar de ter que esperar, eu não queria, eu já sabia, mas o que eu ia dizer àquela mulher que eu sequer conhecia além de tá bom vou esperar e assim que souber eu aviso.... Apesar disso já comecei a ter o apoio com terapia via msn que é oferecida pela associação...
Mas tinha algo que me incomodava... Afinal eu queria saber dos tratamentos e locais onde meu filho receberia maior apoio e já me mudar... Mas eu tinha que esperar até o resultado da aminocentese... Que ansiedade... Mais uma coisa que depende desse resultado!!!!
O resultado saiu, mas eu ainda não tinha acesso... O geneticista que havia pego em Belo Horizonte, na sexta feira dia 27 de agosto e minha consulta era na segunda... Ah não... Perder um final de semana sem fazer nada, sem buscar tratamentos... É muito tempo... Então liguei e pedi que me adiantasse o resultado, por telefone mesmo, e veio à confirmação... Daquilo que ele suspeitava e eu tinha certeza... Trissomia do 18 e em todas as células pesquisadas...
Bom agora é hora de falar com a Marília e saber os nomes dos médicos... E pelo que li, me mudar pra Ribeirão Preto!!!
Minha mãe me pedia um pouco de calma... Que eu esperasse ao menos até segunda feira pra ver se em Juiz de Fora havia condições de tratar do Caetano e só depois pensar em Ribeirão Preto... É claro que eu ia esperar até segunda feira... Mas lá no fundo eu num queria esperar nem um segundo...
Na segunda feira fui ao geneticista, e é aquilo... Não há o que fazer... Esqueça Ribeirão Preto... Se você quiser pode fazer o parto em Belo Horizonte no Hospital das Clínicas, onde dou plantão, lá temos por protocolo não entubar nem fazer qualquer procedimento invasivo em bebês com Trissomia do 18... Mas pera aí... E se eu quiser!?!?! Paula, isso é complicado, só gera sofrimento pra você e para o bebê... Você não tem noção do que é uma UTI... Do que é estar em casa e seu filho na UTI e o telefone tocar e você tomar aquele susto achando que é da UTI que estão ligando... Paula você vai enlouquecer!!!
E eu não tentando... Eu não enlouqueceria!?!?! Não pensaria que tudo foi porque não tentei... Apenas esperei... Ah com certeza enlouqueceria e morreria de remorso e culpa!!!
Por isso já tá decidido tentarei de tudo... Até o impossível... E acima de tudo amarei incondicionalmente até o último instante da minha vida!!!
Ao chegar em casa a Marília (presidente da associação) estava on line no msn... E assim dei a ela a notícia da confirmação de Trissomia do 18 e falei da minha vontade de me mudar pra Ribeirão Preto....Tanto ela quanto minha mãe acham precipitado... Consideram Juiz de Fora uma cidade com infraestrutura, e o principal, é aqui que tenho o apoio da minha mãe e de toda minha família... Bom sendo assim vou procurar por aqui os médicos, hospitais e tudo mais que houver necessidade.... 

2 comentários:

  1. Paulinha,
    Vibramos cada vez que uma família se dá conta da força, da importância de compartilhar essa experiência de amor.
    Vamos só relembrar um bom caminho: ainda temos 5 meses para procurar um médico que você confie, mais de um, se possível.
    Esse personagem é fundamental para a sua tranquilidade e do Caetano também. Conte conosco!! bjs Marilia

    ResponderExcluir
  2. Nossa, e depois? O que mais aconteceu? Li o início da trajetória de vocês, mas não temos mais informações. Espero que esteja tudo bem. Bjs.

    ResponderExcluir